Performance

A performance dos carros do TCR na pista é afetada por uma infinidade de fatores inter-relacionados, alguns muito óbvios e fáceis de se notar, e outros muito mais sutis e difíceis de perceber. O objetivo aqui é indicar o que pode ser feito para melhorar a performance do brinquedo o máximo possível.

É recomendado que, antes de ler esta página, você leia atentamente os manuais do TCR, eles tem muita informação sobre manutenção básica. Esta página tem como objetivo apenas complementar o que já é discutido nos manuais.


Pistas

Limpeza das pistas:

Pistas sujas causam muitos problemas de funcionamento e performance no TCR. Elas devem estar limpas, e as trilhas de metal devem estar livres de oxidação. Não é difícil perder-se horas (ou dias) tentando melhorar um carro com performance baixa, para só depois se perceber que a culpa é da pista, mesmo que aparentemente ela esteja limpa. Um problema comum que afeta a condição da pista é a lubrificação demasiada dos carros. O óleo pode espirrar e sujar a pista, diminuindo a aderência dos pneus, consequentemente diminuindo a velocidade dos carros.

Se isso acontecer com suas pistas, elas podem ser limpas simplesmente com um pano embebido em álcool. Pode-se usar soluções mais sofisticadas, como produtos próprios para limpeza de pistas. O TNT Track Cleaner, por exemplo, é um produto muito bom, capaz de eliminar manchas impregnadas profundamente nas pistas (veja a página de links para descobrir onde comprar). Se a sujeira não for tão séria, pode-se lavar simplesmente com água e sabão, e deixar secar à sombra (elas poderão empenar se ficarem ao sol). Evite lavar muitas vezes seguidas, ou você pode facilitar a ocorrência de pontos de ferrugem nas trilhas, e causar manchas no plástico (ver mais à frente).

Pistas manchadas:

Se você lavar suas pistas com água e sabão muitas vezes, pode acontecer do plástico ficar ressecado e com manchas brancas. Se isso acontecer, use o mesmo spray de silicone citado no item anterior. Aplique o spray sobre a pista, e espalhe com um pano seco. Ele seca logo, e vai deixar o plástico como novo em alguns casos. Note que logo após a aplicação, a pista ficará escorregadia, mas logo o excesso de silicone sai e a pista volta ao normal.

Limpeza das trilhas:

Para limpar as trilhas, pode-se utilizar um toco plano de madeira, com lixa d'água 600 ou 1000 enrolada, de forma bem justa. Enrolar a lixa no taco é importante pois impede que ela se curve e acabe atingindo a pista plástica, danificando-a. O objetivo é que a lixa fique em contato com as trilhas metálicas apenas. Lixas desta grossura são finas o suficiente para não danificar ou desgastar o metal, mas são fortes o suficiente para tirar a camada oxidada. Se a oxidação estiver muito difícil de tirar, molhe um pouco as lixas (lixas d'água desbastam melhor quando umidecidas). Após a aplicação da lixa, deve-se limpar novamente tudo com álcool para eliminar resíduos do lixamento.

Montando pistas sem quebrar os encaixes:

Após quebrar muitos encaixes das minhas pistas de TCR, descobri que elas podem ser encaixadas com muito pouco esforço e risco de quebra se os encaixes forem lubrificados com spray de silicone, daquele tipo usado para restaurar partes de plástico esbranquiçadas em carros. É só aplicar um pouco nos encaixes, apoiar as pistas sobre uma superfície plana, e empurrar uma contra a outra. Para desencaixar, se as pistas estiverem montadas há muito tempo, aplique o spray da mesma forma e desencaixe, evitando ao máximo entortar o encaixe, procure sempre puxar as pistas em linha reta.

Deixando a pista livre de falhas de montagem:

Após encaixar os pedaços de pista, podem acontecer dois tipos de problema nas conexões.

O primeiro acontece quando duas pistas encaixadas tem muros laterais desencontrados. Como as pistas são de plástico, e podem ter sofrido deformações durante os anos, as laterais podem estar desalinhadas, provocando saliências onde os carros podem bater. E quando isto acontece, eles acabam sendo jogados para a outra pista erroneamente.

Resolver este problema não é muito fácil, pois vai exigir que você troque pedaços de pista de lugar até encontrar a combinação ideal, onde as pistas conectadas estejam bem casadas. Se estiver muito difícil encontrar a posição ideal, você pode tentar entortar um pouco as laterais, até o plástico ceder um pouco e ficar alinhado. Mas tome cuidado com isso, pois você pode quebrar suas pistas facilmente.

O segundo problema é relacionado aos encaixes metálicos das trilhas, e provoca o mesmo efeito de mudança aleatória de pista. Às vezes os contatos sobem, formando pequenas saliências, nas quais os carros batem e mudam de pista. Para resolver este problema, DESLIGUE O TCR DA TOMADA e, utilizando uma pequena chave de fenda, empurre os contatos para baixo, para que eles voltem à sua posição original, eliminando as saliências.

Melhoria dos contatos elétricos:

Uma das maneiras de melhorar a performance do seu TCR é melhorar a circulação de corrente elétrica nas pistas. Vale lembrar que os métodos descritos aqui tem pouco efeito em circuitos pequenos, pois são os circuitos grandes que realmente sofrem pelos problemas de conectividade elétrica. Portanto, não espere uma grande melhoria de performance se seu circuito for pequeno (20 pedaços de pista ou menos).

A conexão elétrica pode ser melhorada com a limpeza, com lixa d'água fina, dos pontos de contato entre um trecho de pista e outro. Se sua pista for fixa, pode-se ir além, e soldar pequenos pedaços de fio grosso, por baixo da pista, para unir as trilhas nos pontos de conexão. Isto vai proporcionar uma melhora sensível na condutividade elétrica da pista.

Atrito com os carros:

Os carros de TCR correm o tempo todo em atrito com a lateral da pista. Diminuir este atrito é uma ótima maneira de melhorar a performance dos carros. O que pode ser feito aqui é utilizar qualquer tipo de cera para polimento automotivo na parte interna das laterais das pistas. Utilize um pequeno pedaço de pano para aplicar a cera. Esfregue a cera até que ela seque. Quando isto acontecer, continue esfregando com uma parte limpa do pano por mais alguns instantes. Utilize uma escova de dentes para eliminar os restos de cera. As laterais da pista ficarão muito mais lisas após o polimento. Você pode aplicar a cera nos carros também, desde que isto não estrague o acabamento dos mesmos. Após fazer o polimento, você vai notar que os carros ganharão velocidade, principalmente nas curvas.


Carros

Conservação dos pneus:

Os pneus de borracha geralmente se ressecam, ficam duros e quebradiços após alguns anos. Este problema é inevitável, mas pode ser adiado por muitos anos se alguns cuidados forem tomados. Coloque os pneus nos carros só na hora de usá-los. Após o uso, retire-os dos carros e guarde-os em algum recipiente rígido, longe de luz. Evite saquinhos que possam ser comprimidos por outras peças, pois os pneus podem ser amassados enquanto guardados, causando deformações permanentes. A idéia geral é manter os pneus em um estado relaxado quando não estiverem em uso, sem tensão ou compressão mecânica atuando neles, e longe de qualquer tipo de luz, para evitar que eles se ressequem muito rápido. A limpeza deve ser feita à seco sempre que possível, com uma fita adesiva, como descrito nos próprios manuais do TCR.

Remoção da coroa e pinhão sem risco de quebras:

Para removar o conjunto coroa / pinhão do carro, é necessário antes remover o pino que os segura no lugar. O melhor jeito de removê-lo é utilizar alguma ferramenta não cortante que tenha uma ponta com mais ou menos 1mm de diâmetro. Localize, na parte inferior do carro, um furo que dá acesso à ponta inferior do pino (ele atravessa o chassis, ficando exposto na parte inferior). Utilize a ferramenta neste orifício, empurrando-o para cima. Retirar o pino assim é muito melhor do que tentar puxá-lo, pois ele pode se quebrar. Depois que ele sair um pouco, pode-se puxá-lo por cima pois já está praticamente solto, utilizando-se uma chave de fenda como alavanca na cabeça dele.

Remoção do motor:

Algumas pessoas já passaram pela desagradável experiência de quebrar um chassis ao meio na tentativa de remover o motor de um carro de TCR (isso já aconteceu comigo). Existem duas maneiras de se remover o motor com segurança, sendo que a primeira citada aqui é, de longe, a mais recomendada.

A primeira consiste em se retirar o conjunto coroa / pinhão (conforme descrito acima) e depois utilizar uma chave de fenda pequena para fazer uma alavanca no pinhão do motor. Desta forma o motor vai sair com muita facilidade, com um mínimo de stress no chassis. ATENÇÃO: NÃO APÓIE A CHAVE DE FENDA NOS PINOS LIMITADORES DO PINHÃO, POIS ELES SE QUEBRAM COM FACILIDADE. APÓIE A CHAVE EM ALGUMA PARTE PLANA DO CHASSIS.

A segunda maneira exige um pouco mais de prática, e consiste em se fazer a mesma alavanca na parte frontal do motor, na ponta do eixo metálico que fica aparente. Este método pode machucar a peça plástica qua fica na frente do motor, mas dificilmente vai prejudicar o funcionamento do mesmo.

Melhorias do contato com a pista:

As sapatas dos carros de TCR ficam em contato com a pista apenas na parte traseira, devido ao angulo que formam com a mesma. Isto causa dois problemas: desgaste excessivo em apenas um ponto, e superfície de contato muito pequena. As sapatas tem potencial para ter muito mais superfície de contato com a pista, se forem dobradas levemente aproximadamente a 1cm de seu ponto de encaixe frontal (perto das molas). Procure dobrar e colocar o carro em uma superfície plana, observando se as sapatas ficam "deitadas" da maneira mais horizontal possível. Isto vai maximizar o contato elétrico delas com as trilhas, e distribuir o desgaste de forma muito mais uniforme.

     

Controles

Limpeza interna:

Manter os controles em bom estado é essencial. Toda a corrente elétrica que passa pelos motores, passa tambem pelos controles, e qualquer contato elétrico ineficiente dentro do controle vai afetar diretamente a performance do carro a ele conectado. O circuito elétrico do controle é composto por uma resistência (como em qualquer autorama comum) e também de um diodo, cuja função é, a grosso modo, mudar a polaridade do motor, o que faz com que o carro mude de pista.

É importante manter os pontos mostrados na figura sempre bem limpos e livres de oxidação. A limpeza pode ser feita com uma lixa bem fina ou com uma escova de aço. Evite palha de aço: ela deixa resíduos metálicos que podem provocar curto-circuitos. Contatos oxidados raramente impedirão o funcionamento do TCR, mas podem prejudicar bastante a performance. O pino de encaixe do gatilho é um ponto que pode ser lubrificado opcionalmente, para minimizar o desgaste e tornar o controle mais suave.

Pressão dos contatos:

Além da limpeza, outro ponto a ser observado é a pressão que os contatos móveis do controle fazem entre si. Depois de limpar, verifique se os contatos estão bem justos. Se for necessário, entorte um pouco as hastes para melhorar a pressão,que deve ser forte o suficiente para assegurar um bom contato elétrico, mas não forte a ponto de deixar os controles duros demais, ou causar desgaste excessivo no fio da resistência.


Transformador

Ao contrário dos autoramas comuns, o TCR usa um transformador simples ao invés de uma fonte de alimentação. Isto é interessante pois isto o torna facilmente substituível em caso de problemas. Basta colocar qualquer transformador de 20V x 1A que vai funcionar bem.

Pode-se inclusive substituir o transformador original do TCR por um mais potente, o que permite o uso de mais carros na pista (o transformador original suporta até 3 carros simultâneos). Um transformador de 2 Ampéres ou mais suporta tranquilamente os 2 carros de corrida e mais uns 2 ou 3 jam cars simultaneamente!